quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Amanda Sant'Anna, Geovani dos Santos, Max Willian

Experiência negativa ou Angustia
 
   “Se o homem vive, inicialmente dentro de uma postura dogmática, em certa altura de sua experiência ele sofre ou é agredido pela experiência negativa. Poderá escamotear esta experiência, recaindo, ate certo ponto ao menos, em um mundo dogmático ou que se pretenda tal. Mas o fato subsiste: a experiência negativa não pode se ludibriada, e seu conhecimento adquire o mesmo, para a instauração da postura filosófica, uma importância fundamental”.
     
    BORNHEIM, Gerd Alberto. Introdução ao filosofar: o pensamento em bases existenciais. 11 ed. São Paulo: Globo, 2003.

 “A angustia pode ser não ter esperança. Ou conformar-se sem resignar. Ou não ser o que realmente se é, e nunca se é. Angustia pode ser o desamparo de estar vivo. Pode ser também a coragem de ter angustia-e a fuga é outra angustia. Mas angustia faz parte: o que é vivo, por ser vivo, se contrai”.
    
     LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo: crônicas. Rio de janeiro: Rocco, 1999.


   Muito não gostam da experiência negativa, no entanto, não sabem que, uma experiência negativa serve para, melhorar seus hábitos, costumes, e ate mesmo seu modo de viver, por exemplo: uma pessoa que já matou, roubou, e foi presa, ela cumprindo sua pena, pode perceber que “o que fez foi bom”, porque só assim ela pode adquirir experiência, levando em conta que ela se tornou uma pessoa melhor, e fica bem reforçado que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz. “Na escola de guerra da vida-o que não me faz morrer me torna mais forte”¹, ou seja, quanto mais você tem experiências negativas, mais você  se torna forte é só tentar ficar vivo e adquirir experiências positivas.
    Muitos ficam angustiados com algo que já aconteceu à muito tempo, se foram infelizes no passado tem medo de serem felizes no futuro, não tem esperança em si mesmo sem lembra que as experiências servem para aperfeiçoar, o que os tornam mais dogmáticos seguem apenas suas próprias verdades, se for dito que isso tudo o que aconteceu foi só para que eles possam adquirir experiências positivas vão duvidar, por isso sempre que houver uma experiência negativa, é claro que por traz dela sempre tem algo bom e a angustia não leva ninguém nada.
 

  ¹ NIETZSCHE,Friedrich.Crepúsculo dos ídolos: máximas e ditos jocosos. Ed.:são Paulo:escala.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário