quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jennypher Ramos e Maria Beatriz

Análise do texto " Sou uma pergunta "
Quando lemos o texto da autora Clarice Lispector  vamos primeiramente tentar responder a todas perguntas mas logo notamos que isto é impossível. Pois apesar de parecem não são perguntas bobas, pois como podemos responder a alguém o porque dos porques ? Não tem como.
Além deste texto Clarice, também possui outros textos bem questionativos como por exemplo não entendo que possui ideias semelhantes as  do  filósofo Gerd Bornheim. É evidente nestes dois textos a busca dela pelo conhecimento e a consciência de que este conhecimento só pode ser obtido quando não nos limitamos a uma unica verdade absoluta e sim quando tomamos uma posição critica e abrimos as nossas mentes para o real que  nos ajuda a formar um senso critico mais apurado.
Podemos assim relacionar as ideias de Gerd com os textos de Clarice para entendermos melhor o significado do dogmatismo seja ele ingênuo ou não e como podemos apurar nosso senso critico. Pois Gerd entra com a teoria e Clarice  a "ilustra" para nos . Um exemplo desta ilustração é o texto sou uma pergunta, que é constituído apenas por perguntas  o que evidencia a necessidade do " porque" para se obter conhecimento e logo não assumir uma postura dogmática absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário